Mineradora diz que vazamento de rejeito desintoxicado foi prontamente contido
NOTA LEAGOLD
Em 5 de setembro de 2019, por volta das 16:30 horas, uma equipe da Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM) detectou um vazamento na tubulação que transporta o rejeito desintoxicado da Usina de Beneficiamento para a barragem. O vazamento ocorreu na seção inicial da tubulação, em um local distante do centro urbano.
Prontamente, a empresa implementou todas as ações do seu Plano de Emergência Ambiental, garantindo a contenção total do vazamento. O incidente foi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), a agência ambiental do estado. Ainda em conformidade com o plano de emergência, uma equipe do PGDM visitou as propriedades próximas para verificar a situação e garantir a adoção das medidas necessárias.
Vale ressaltar que o incidente não interfere na segurança e estabilidade da barragem, cuja estrutura está localizada a uma distância de 4 km após o local onde ocorreu o vazamento da tubulação.
O PGDM informa que está totalmente mobilizada no plano de reparo do vazamento, na investigação da ocorrência, na coleta de informações e no apoio aos proprietários nos arredores do local onde ocorreu o vazamento. A empresa colabora totalmente com as autoridades para esclarecer a situação e está disponível para responder a quaisquer perguntas sobre o assunto.